quarta-feira, 6 de julho de 2011

Machado de Assis





[Frase final de Memórias Póstumas de Brás Cubas,1881]:
Não tive filhos não transmiti a nenhuma criatura o legado de nossa miséria.

A vida sem luta é um mar morto no centro do organismo universal.



Botas...as botas apertadas são uma das maiores venturas da terra, porque, fazendo doer os pés, dão azo ao prazer de as descalçar.



Cada qual sabe amar a seu modo; o modo, pouco importa; o essencial é que saiba amar.



Creia em si, mas não duvide sempre dos outros.



Deus, para a felicidade do homem, inventou a fé e o amor. O Diabo, invejoso, fez o homem confundir fé com religião e amor com casamento.



Lágrimas não são argumentos.



Não é amigo aquele que alardeia a amizade: é traficante; a amizade sente-se, não se diz.



Não levante a espada sobre a cabeça de quem te pediu perdão.



Não se ama duas vezes a mesma mulher.



O acaso... é um Deus e um diabo ao mesmo tempo.



O dinheiro não traz felicidade — para quem não sabe o que fazer com ele.



Suporta-se com paciência a cólica dos outros.




Está morto: podemos elogiá-lo à vontade.



Pensamentos valem e vivem pela observação exata ou nova, pela reflexão aguda ou profunda; não menos querem a originalidade, a simplicidade e a graça do dizer.



A melhor definição de amor não vale um beijo de moça namorada.



A vida é cheia de obrigações que a gente cumpre por mais vontade que tenha de as infringir deslavadamente.



A mentira é muita vezes tão involuntária como a respiração.



A moral é uma, os pecados são diferentes.



Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito.



Eu sinto a nostalgia da imoralidade.



Eu não sou homem que recuse elogios. Amo-os; eles fazem bem à alma e até ao corpo. As melhores digestões da minha vida são as dos jantares em que sou brindado.



Não te irrites se te pagarem mal um benefício; antes cair das nuvens que de um terceiro andar.



Há coisas que melhor se dizem calando.


Para as rosas, escreveu alguém, o jardineiro é eterno.

Guarda estes versos que escrevi chorando como um alívio a minha saudade, como um dever do meu amor; e quando houver em ti um eco de saudade, beija estes versos que escrevi chorando.



As coisas valem pelas idéias que nos sugerem.



Reúno em mim mesmo a teoria e a prática.



A distância é como os ventos: apaga as velas e acende as grandes fogueiras.



Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho,
Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!



A arte de viver consiste em tirar o maior bem do maior mal



Defeitos não fazem mal, quando há vontade e poder de os corrigir.



Não se luta contra o destino; o melhor é deixar que nos pegue pelos cabelos e nos arraste até onde queira alçar-nos ou despenhar-nos.
Esaú e Jacó



Acomodar-se às circunstâncias do momento, faz hábeis os homens e estimáveis as mulheres.



A melhor definição do amor não vale um beijo.



Mas o tempo, o tempo caleja a sensibilidade.



 “(...) Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis (...)”



"Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto".



O cristianismo é bom para as mulheres e os mendigos


memórias póstumas de bras cubas


Pois o silêncio não tem fisionomia, mas as palavras muitas faces...


Não gosto de lágrimas, ainda em olhos de mulheres, sejam ou não bonitas; são confissões de fraqueza, e eu nasci com tédio aos fracos. Ao cabo, as mulheres são menos fracas que os homens,ou mais pacientes, mais capazes de sofrer a dor e a adversidade...



SAUDADE.
Por que sinto falta de você? Por que está saudade?
Eu não te vejo mas imagino suas expressões, sua voz teu cheiro.
Sua amizade me faz sonhar com um carinho,
Um caminhar, a luz da lua, a beira mar.
Saudade este sentimento de vazio que me tira o sono
me fazendo sentir num triste abandono, é amizade eu sei, será amor talvez...
Só não quero perder sua amizade, esta amizade...
Que me fortalece me enobrece por ter você.



Quinze anos! é a idade das primeiras palpitações, a idade
dos sonhos, a idade das ilusões amorosas, a idade de Julieta; é a flor, é a vida, e a
esperança, o céu azul, o campo verde, o lago tranqüilo, a aurora que rompe, a calhandra
que canta, Romeu que desce a escada de seda, o último beijo que as brisas da manhã
ouvem e levam, como um eco, ao céu.



Convêm que os homens digam o que não sabem e, por ofício, o inverso do que sabem. Assim se forma esta outra incurável: a esperança.


Matamos o tempo, o tempo nos enterra.
Memórias Póstumas de Brás Cubas


Tudo é aliado do homem que sabe querer.


A gratidão de quem recebe um benefício é bem menor que o prazer daquele de quem o faz.


A ingratidão é um direito do qual não se deve fazer uso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário